Animal idoso

Animal idoso

Animal Idoso

Nos dias atuais, aproximadamente 40% dos cães e gatos estão na fase senil, ou seja, acima dos 7 anos. Durante essa fase eles podem apresentar doenças de origem ortopédica, cardiológica, renal ou até mesmo comportamental. É comum o animal idoso apresentar uma dificuldade de locomoção, principalmente em dias frios. Isso acontece devido ao desgaste natural das articulações, que pode estar associado a um quadro inflamatório e doloroso importante.O tutor deve observar qualquer sinal de dor na locomoção, dificuldade para levantar, e se o animal passa mais tempo deitado. Todos estes sinais podem ser indícios de dor, e que o Pet precisa de uma atenção especial.

 

 

 

 

 

 

Os problemas cardíacos podem manifestar sinais como: tosse, cansaço fácil, desmaios e mucosas em tom pálido ou cianótico (azulada). Já os problemas renais podem causar um aumento na ingestão de água, do volume urinário, além de possível vômito e inapetência. Quanto aos problemas neurológicos, o mais comum entre os animais idosos é a Síndrome da Disfunção Cognitiva. Ela é um quadro semelhante ao Alzheimer humano, onde o Pet pode apresentar: perda de aprendizado de comandos básicos (por exemplo saber o local de suas necessidades ou de se alimentar), andar em círculos, entrar em locais estreitos e não conseguir sair sozinho, vocalização, alteração do período de sono/vigília, entre outros.

Caso seu Pet apresente qualquer destes sinais, procure o veterinário de sua confiança, pois quanto antes ele iniciar o tratamento ideal, melhor será a recuperação de seu animal.

Por favor deixe seu comentário, sua opinião ou faça sua pergunta a baixo

Compartilhe! As informações aqui são muito importantes para os nossos amigos Pet

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.